Impresso em: 23/11/2024 01:17:16
Fonte: http://www.premoll.com.br/noticias-2-pre-moldado-toma-conta-dos-canteiros-de-obras.html

Pré-moldado toma conta dos canteiros de obras

28/10/2013 18:58:35

Divulgação
A garantia de economia, durabilidade da estrutura associada à segurança e à versatilidade arquitetônica tem aumentado a procura pelo uso das estruturas de concreto pré-moldado em edificações nas grandes cidades do país. Em Palmas, basta dar uma circulada no centro da cidade e principalmente na área industrial para notar que esta modalidade de construção vem tomando conta mercado.

Para o engenheiro civil João Faustino Lena, especialista e pioneiro na implantação da pré-fabricação das estruturas de concreto no Tocantins, o processo da industrialização do pré-moldado tem um grande potencial devido às inúmeras vantagens para as edificações. O engenheiro explica que comparado aos métodos de construção tradicionais e outros materiais de construção, os sistemas pré-fabricados, como método construtivo, e o concreto, como material, têm muitas características positivas. “É uma forma industrializada de construção com muitas vantagens”, diz pontuando algumas delas.

De acordo com Faustino, a forma mais efetiva de industrializar o setor da construção civil é transferir o trabalho realizado nos canteiros para fábricas permanentes e modernas. “A produção na fábrica possibilita processos de produção mais eficientes e racionais, trabalhadores especializados, somados ao controle de qualidade”, destaca o profissional.
A competitividade e a sociedade estão forçando a indústria da construção a se atualizar constantemente, melhorando a sua eficiência e as condições de trabalho através do desenvolvimento e inovação tecnológica, de novos sistemas e processos construtivos. Desta forma, a automação vem sendo gradativamente implementada.

O empresário e médico Neymar Cabral explica que optou pela estrutura em pré-moldado por alguns fatores importantes. Segundo ele, como as peças de concreto pré-moldado chegam prontas à obra, a construção flui rapidamente, o que se converte em uma grande vantagem econômica, pois o quanto antes um edifício comercial estiver pronto, mais cedo ele começará a produzir e gerar lucro. “Primeiro, é fundamental observar se a empresa tem tradição e experiência no setor. Depois, o ganho de tempo de execução da obra, orçamento menor em relação à construção convencional, menor risco trabalhista, equipe reduzida e resultados estéticos semelhantes à estrutura convencional”, relata o empresário como pontos positivos.

Já o empresário no ramo de refrigeração Josaílton Gomes Silva a praticidade para explicar sua opção. "Eu escolhi a estrutura pré-moldada pela praticidade da obra e o orçamento seguro, sem surpresas. O que contribuiu também é que aqui em Palmas também temos muita dificuldade com mão-de-obra", conclui.

Vantagens
• Uso otimizado de materiais - A pré-fabricação possui um maior potencial econômico, desempenho estrutural e durabilidade do que as construções moldadas no local, por causa do uso altamente potencializado e otimizado dos materiais. Isso é obtido por meio do uso de equipamentos modernos e de procedimentos de fabricação elaborados.

• Tempo de construção - Menor tempo necessário para do que a construção convencional, moldada no local.

• Instalação - A instalação pode continuar mesmo com chuva. O processo industrial independe das condições adversas do clima.

• Eficiência estrutural - O concreto pré-moldado oferece recursos consideráveis para melhorar a eficiência estrutural. Vãos grandes podem ser obtidos usando concreto protendido para elementos de vigas e de lajes. Para construções industriais e comerciais, os vãos do piso podem chegar a 40 m ou mais.

• Flexibilidade - Certos tipos de construções devem ser adaptáveis para satisfazer as necessidades dos usuários, como é o caso de escritórios, onde a solução mais apropriada é criar um grande espaço interno livre sem nenhuma restrição para possibilitar a adaptação de possíveis subdivisões com divisórias.

• Economia - A vantagem econômica da estrutura pré-moldada se dá pelo fato de que como as peças já vem prontas, a obra requer menos mão de obra e, portanto, menos gastos com trabalhadores.

• Custo - Como o preço das estruturas pré-moldadas é sempre conhecido com antecedência, não há imprevistos de ordem financeira com relação às estruturas ao longo da obra. (Com informações de sites especializados)

* Reportagem publicada no Jornal Stylo e Portal Stylo no dia 26/09/2013.